Segunda, 26 de Outubro de 2020
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Cidades Política

Pandemia acelerou processo de transformação digital do Governo Federal

E os municípios, como estão nesta área?

16/10/2020 09h50
Por: Da Redação Fonte: Da Redação
Transformação Digital é uma realidade (Marcello Casal Jr - Agência Brasil)
Transformação Digital é uma realidade (Marcello Casal Jr - Agência Brasil)

Cidades de 50 a 150 mil habitantes, consideradas pequenas, terão que repensar suas políticas públicas para entregar resultados reais para a população.

Isso significa que a “caixa preta” das gestões públicas municipais estão com os dias contados. Essa afirmação é real e totalmente previsível, se formos analisar o número de serviços públicos transformados em digitais em nível federal.

O efeito dominó é irreversível. Os municípios terão que apresentar planos de transformação digital em todas as áreas.

Esse tema é essencial para as campanhas municipais que estamos levantando e repercutindo a visão dos candidatos.

Ao longo da semana estaremos divulgando quais são as políticas públicas no campo da Transformação Digital dos municípios onde atuamos.

Meta do Governo Federal é digitalizar 100% dos serviços até 2022

O Ministério da Economia divulgou que superou a marca de mil serviços públicos transformados em digitais desde janeiro de 2019.

O portal gov.br oferece 3.901 serviços públicos, dos quais 2.412 (61,8%) são totalmente digitalizados. 

A página oferece 610 serviços (15,6%) parcialmente digitalizados, com etapas executadas pela internet, mas que ainda exigem algum procedimento presencial, como entrega de documentos. 

Por fim, existem 879 serviços não digitais (22,5%), que só podem ser iniciados no site, mas exigem a presença física nas demais fases.

Até esta quinta-feira (16), 81,2 milhões de brasileiros são usuários do portal gov.br, com login e senha próprios. 

Segundo a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, o portal atualmente gera economia de cerca de R$ 2 bilhões por ano, sendo R$ 1,5 bilhão para a população, que deixa de se deslocar, e de R$ 500 milhões para o governo.

Até o fim de 2022, o governo pretende digitalizar 100% dos serviços federais, que passarão a ser totalmente feitos pelo portal gov.br. 

O cronograma está definido na Estratégia de Governo Digital, que pretende economizar R$ 38 bilhões em cinco anos (de 2020 a 2025), com a eliminação do consumo de papel e a redução da burocracia e da locação de estrutura. 

Segundo o governo, a maior parte dos servidores que atualmente fazem atendimento presencial pode ser remanejada para outras funções, como análise de documentos.

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