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Cidades Comportamento

Código de Defesa do Consumidor sinaliza transformação digital

Municípios buscam adequações às novas relações de consumo

11/09/2020 11h34
Por: Da Redação Fonte: Da Redação
Código de Defesa do Consumidor sinaliza transformação digital

A  Lei 8.078/1990, que cria o Código de Defesa do Consumidor completa 30 anos no dia 11 de novembro. Um marco histórico para criar regras nas relações de consumo. É uma lei abrangente e está sendo adaptada a cada ano, principalmente para abarcar novos comportamentos do comércio online.

A necessidade de novas regulamentações é eminente no quesito da transformação digital, que envolve uma imensa cadeia de crédito, distribuição, suporte e operações envolvendo vários players em toda a cadeia de atendimento e suprimento.

As legislações para proteger os direitos dos consumidores estão em construção no processo de transformação digital das cidades. O código é anterior ao início da popularização da internet no Brasil. 

Até mesmo especialistas no tema não previram uma mudança nos hábitos de consumo tá grande. O coordenador do MBA de Gestão de Varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ulysses Reis, confirma essa percepção em suas declarações.

Obviamente, quando falamos em leis de segurança do consumidor, está implícico o processo de compras. E a transformação foi muito mais elevada com a pandemia de Covid-19 por uma razão muito simples: confinamento.

Com as lojas de rua e shoppings fechadas, o único canal de compra disponível é o digital. Até mesmo o hábito de pesquisar em lojas físicas foi alterado. A experiência digital envolve pesquisas e busca por depoimentos. Mas depois dessa jornada, o consumidor vai até a loja física para testar e pode decidir no ato pela compra, mas neste período de pandemia, a decisão afunilou para clicar no botão de compras via internet mesmo.

Independente do porte das cidades, a transformação nos comportamentos dos consumidores em todas as faixas etárias é uma realidade. Isso irá impactar até mesmo no planejamento urbano. 

Quando falamos em canal virtual, dentro deste mundo temos os desdobramentos em sites, aplicativos e redes sociais. Todo esse conjunto de ambientes deve ser considerado em alinhamento com as estruturas de entrega e relacionamento.

Os contratos e acordos de parcerias devem sofrer alterações com a atualização do código para novas realidades do padrão comportamental. Esta avalanche de situações deve ser alinhada com novo ordenamento jurídico nos municípios. Eis aí o ponto central que devemos nos ater. A qualificação dos legisladores municipais é essencial para a Nova Economia. 

 

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